news

Lançada convocatória para apoiar microprojetos culturais, sociais e educativos

Com o lema ‘O poder de idealizar. O poder de propor. O poder de fazer’, este programa pretende incentivar a concretização de ideias inspiradoras para as comunidades locais. Cada projeto terá um apoio de 1.500 euros. 

O Azores 2027 – candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura 2027, em parceria com a CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, lançou hoje o projeto-piloto "Mão em Mão” com o propósito de desafiar pessoas, grupos informais e associações de várias áreas a apresentarem pequenas propostas culturais, sociais e educativas.

Os interessados têm até 31 de julho para submeter as suas ideias e propostas, através do site de Azores 2027, e que serão avaliadas por um Júri.

Uma das missões do Azores 2027 é incentivar a concretização de ideias inspiradoras para as comunidades locais e é neste âmbito que surge o projeto-piloto “Mão em Mão”. Trata-se de um programa de criação e fortalecimento de comunidades, abrindo a porta para líderes, coordenadores, animadores, artistas educadores e ativistas tomarem a responsabilidade nas mãos e criarem as suas próprias iniciativas de base que promovam a descentralização, a valorização das nossas narrativas e o acesso equitativo à cultura de diferentes públicos. 

None

Com uma verba de ​13.500 euros por ano, este programa poderá apoiar até nove projetos, sendo que cada projeto terá um apoio de 1.500 euros e deverá ser implementado até 1 de janeiro de 2022.

Saliente-se que os projetos têm de ser implementados na Região em regime de microfinanciamento e promovidos por agentes dos Açores. As propostas devem promover uma ou mais das seguintes linhas estratégicas: a cooperação e colaboração entre ilhas e concelhos; a aproximação entre diferentes gerações; práticas de  inclusão, participação ativa e/ou capacitação de diferentes comunidades; a relação da cultura com o bem-estar, a natureza e a sustentabilidade; e novas formas de contar as narrativas dos Açores ao país, à Europa e ao Mundo.

O Azores 2027 associou-se à CRESAÇOR para desenvolver o programa “Mão em Mão” por esta cooperativa promover o Desenvolvimento Local e Comunitário na Região, e por se sustentar em valores defendidos pelo projeto de candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura, nomeadamente a cooperação, a identidade, a sustentabilidade, a tradição, a cultura e o ambiente.