9 Bairros II

Margarida Sodré
#Editorial

A 9 Bairros está de volta!

Depois de um período intenso de publicações, entre junho e dezembro de 2021, a 9 Bairros, um dos projetos-piloto da candidatura de Ponta Delgada – Açores a Capital Europeia da Cultura 2027, ganhou forma física, com a impressão de alguns dos seus conteúdos em papel, e foi espalhada pelos nove cantos do arquipélago. Este passo, a mim e aos então envolvidos, muito nos honrou e permitiu, também, que outros, que não os leitores em linha, tivessem contacto com esta publicação e com o nosso desiderato de mostrar o tanto que de bom se faz no domínio da cultura nestas ilhas.

A candidatura que deu origem a este projeto foi uma das quatro pré-selecionadas para a fase final e surgiu, então, a proposta de lhe dar continuidade. Regozijamo-nos com este regresso, com uma nova configuração editorial: a mim, junta-se agora a Andreia Fernandes, que assume funções de subeditora, e que já contribuiu enquanto cronista para a 9 Bairros, com vasto currículo nos domínios da comunicação e da cultura.

Nesta 9 Bairros II, mantém-se o espírito e os objetivos que lhe deram origem, a partir deste conceito de bairros marítimos, em que os Açores são uma unidade que transcende as circunscrições geográficas e espaciais que os dicionários contemplam, o bairro enquanto substantivo que representa a ideia de identidade e de partilha de conceitos e valores comuns. 

A representatividade é, para nós, uma premissa determinante, a vários níveis, mas a sua importância não pode ser limitadora, tendo em conta a existência de fatores e variáveis que transcendem o nosso universo e as nossas escolhas.

None


Tudo faremos para honrar o caminho percorrido e aqueles que para ele contribuíram, preservando critérios que têm por base o politicamente correto, não na sua mais recente aceção fundamentalista, mas no sentido do respeito pela diversidade, pela língua portuguesa e pelas idiossincrasias do que é ser açoriano, viver nos Açores, ou a estes ter uma ligação, passada, presente e futura. 

Por via de um conjunto de rubricas que se mantêm, esperamos continuar a coletar contributos que ilustrem a riquíssima variedade da nossa Região, pela lente de personagens mais ou menos conhecidas, através de perspetivas plurais, literais ou metafísicas, esperando que estas cumpram, entre outros, o propósito de inspirar os que por aqui passem.

À Sara e ao Nuno, uma palavra de agradecimento e de reconhecimento pelo trabalho nestes bairros que serão, também, sempre vossos.

Aos nossos leitores, espero que se sintam em casa, porque a 9 Bairros é feita de todos os que para ela queiram contribuir e dela fazer parte.

Finalizo este texto com palavras da mítica Natália Correia que bem ilustram o espírito deste editorial e dos nossos intentos: “Procuro o que une e não o que cinde.” 


Margarida Sodré
Editora da 9 Bairros