Vamos desopilar: a banhos no Faial

Carla Dâmaso
#Let's go out
Praia de Porto Pim
Praia de Porto Pim


Ir a banhos no Faial pode ser uma escolha difícil, mas temo-los para todos os gostos!

Para os que preferem um areal, a escolha é mais limitada, mas temos três pérolas, todas diferentes e todas preciosas: 

A Praia de Porto Pim, uma formosa baía, muito abrigada e com águas mansas, em plena cidade da Horta. A Praia do Almoxarife, na freguesia homónima, com um mar mais revolto e que proporciona os mergulhos com a mais bela vista do mundo – a montanha do Pico, mesmo ali em frente! E, finalmente, a Praia da Fajã, na Praia do Norte, com o seu extenso areal e onde, em alguns dias, para além de mergulhos, podem ainda apanhar-se as melhores ondas da ilha!

Porto do Salão
Porto do Salão

Para quem gosta de mergulhar em piscinas, sejam naturais, sejam azuis, o difícil é fazer tudo num só dia.

Para mim, que gosto mais das poças naturais, o itinerário perfeito começa com um mergulho matinal na Poça da Rainha, bem próximo da Horta. De seguida, é rumar ao Norte e fazer uma paragem longa no Porto do Salão, com as águas mais cristalinas da ilha do Faial. Aconselho um piquenique mesmo ali no parque de merendas, antes de rumar ao extremo Oeste da ilha. Aqui, no Porto do Comprido, preparem-se para usufruir do cenário do Vulcão dos Capelinhos e de uma piscina profunda, a lembrar o mergulho no azul, ideal para banhos até ao pôr-do-sol, mesmo ali em frente. Na minha opinião, o melhor sítio para banhos do Faial… quiçá do Mundo!

Porto do Comprido
Porto do Comprido


Carla Dâmaso, 43 anos, Bióloga Marinha.
Alentejana, de Grândola, vive no Faial desde 2002, onde trabalhou na área das Pescas nos Açores, tendo sido responsável ao longo de mais de 10 anos por uma série de acções e publicações de divulgação científica na área das pescas e promoção e valorização do pescado dos Açores. Desde 2013, desenvolve um trabalho mais dedicado à educação ambiental, divulgação e comunicação de ciência, como educadora marinha no Centro de Ciência e coordenadora do Observatório do Mar dos Açores (OMA).



*Texto escrito de acordo com a antiga ortografia