
Azores 2027 promove webinar “Capital Europeia da Cultura: Boas Práticas & Exemplos”
O que é uma Capital Europeia da Cultura? Em que consiste o processo de candidatura? Por que é que Ponta Delgada pode ser uma capital da cultura? Que mais-valias este projeto pode representar para a cidade e para a região? Por que é que o envolvimento da população é fundamental para esta candidatura? Que boas práticas e bons exemplos podemos ter como referência? Estas são algumas das questões a que este webinar pretende dar resposta. Cristina Farinha e Carlos Martins, especialistas em capitais europeias da cultura, são os oradores convidados.
O projeto de candidatura de Ponta Delgada|Açores a Capital Europeia da Cultura (Azores2027) promove, na próxima quinta feira, 8 de abril, uma sessão pública, em formato webinar, denominada “Capital Europeia da Cultura: Boas Práticas & Exemplos”.
Cristina Farinha e Carlos Martins, dois peritos em capitais europeias de cultura (CEC), são os oradores convidados desta sessão, que vai decorrer, a partir do Centro Natália Correia, entre as 18h30 e as 20h30, aberta a todos os interessados.
Cristina Farinha é uma das maiores especialistas do país em política cultural e antigo membro do júri de seleção das capitais europeias da cultura. Carlos Martins é consultor na área do planeamento cultural e territorial e foi o coordenador da candidatura e diretor executivo de Guimarães 2012 CEC.
O evento conta com a participação do diretor artístico do Azores2027, António Pedro Lopes, do responsável pelo programa de participação e desenvolvimento de públicos do projeto, Nuno Costa Santos, e de alguns elementos do Movimento Cívico ‘Por uma Capital Europeia da Cultura nos Açores’.
O que é uma Capital Europeia da Cultura? Em que consiste o processo de candidatura? Por que é que Ponta Delgada pode ser uma capital da cultura? Que mais-valias este projeto pode representar para a cidade e para a região? Por que é que o envolvimento da população é fundamental para esta candidatura? Que boas práticas e bons exemplos podemos ter como referência? Estas são algumas das questões a que este webinar pretende dar resposta.
“Reforçar o papel da Cultura enquanto motor de desenvolvimento territorial, promovendo a coesão entre ilhas é um dos grandes objetivos desta candidatura que pretende ser ‘sem paredes’”, afirma o diretor artístico do Azores2027, António Pedro Lopes.
O Azores2027 pretende constituir-se como um processo colaborativo e inclusivo, abrangendo todo o território arquipelágico, sendo que, para tal, o Município de Ponta Delgada conta com o apoio do Governo dos Açores, através das Secretarias Regionais de Cultura, Ciência e Transição Digital e dos Transportes, Turismo e Energia.
Saliente-se que, paralelamente ao projeto Azores2027, será desenvolvido um Pacto Regional de Cultura, que visa assegurar uma estratégia de desenvolvimento cultural a ser implementada na Região e onde a cultura se assume como um elemento transformador da sociedade.
O webinar “Capital Europeia da Cultura: Boas Práticas & Exemplos" será transmitido, no dia 8 de abril, através das páginas de Facebook do Azores2027 e do Município de Ponta Delgada.