news

Azores 2027 lança hoje projeto editorial online

“9 Bairros”: os Açores como bairros marítimos

Chama-se “9 Bairros” e é a publicação digital que é lançada esta quarta feira, 9 de junho, no âmbito do Azores 2027 – candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura. O objetivo principal é promover a coesão entre as nove ilhas açorianas.

Perfis de artistas do arquipélago, crónicas, idiossincrasias, entrevistas, coretos, fotografias de nuvens para “colar na caderneta”, receitas, ilustrações, listas de canções e sugestões para desopilar são alguns dos conteúdos que o leitor vai encontrar nesta publicação digital. 

No editorial, Nuno Costa Santos, responsável pela Participação e Desenvolvimento de Públicos do Azores 2027, escreve que cada bairro é “uma unidade na qual há um sentimento de pertença, de entreajuda, de conversa” e frisa que “é unindo os bairros que se pode chegar a uma unidade maior”.

“Que contemos estes nove bairros atlânticos com um sentido – humano, cultural, social, político - de conjunto”, defende, e lembra que nenhum bairro, mesmo com todos os seus bairrismos, vive sem os outros, “sem uma relação de complementaridade com os outros”. E, já agora, remata, “uma rivalidadezinha não faz mal a ninguém”.

None

O arranque deste projeto editorial, que pretende ser participativo, conta, entre outros, com um roteiro noturno do Corvo, duas receitas de sopa do Espírito Santo e o texto de apresentação de um artista que voltou aos Açores inspirado pela causa do Azores 2027. 

O “9 Bairros” está disponível em https://www.azores2027.eu/pt/9-bairros/. Fica o convite para quem se queira juntar.