Casa dos Açores: Winnipeg

João Paulo Graça Melo
#Human nature
None

Nome da Casa dos Açores/localização?
Encontra-se localizada na Cidade de Winnipeg, Manitoba, no número 1 Açores Street


Data da fundação?
Foi fundada a 23 de setembro de 1992 e incorporada a 16 de outubro do mesmo ano


Resumo da história da Casa?
Durante muitos anos o Centro Cultural Açoriano, já com sede própria, fazia com que os açorianos residentes em Winnipeg pudessem estar mais perto das suas terras, proporcionando à comunidade muitos eventos de caráter social, cultural e pedagógico, considerados de interesse regional.

"Juntar os Açorianos”. Foi também com o objetivo de juntar uma comunidade que se sentia quase isolada e cativa dentro das suas próprias casas que um grupo de homens e mulheres com muita vontade de estarem mais perto dos Açores puseram mãos à obra e assim nasceu o Centro Cultural Açoriano. 
Infelizmente, depois de muito trabalho, depois de divulgarem os Açores em Winnipeg, depois de reunirem crianças, jovens, adolescentes e adultos em torno das nossas tradições, como por exemplo: Grupos Folclóricos, Danças de Carnaval, Teatro, Equipas de Futebol, programas e jogos temáticos etc., um incêndio de grande dimensão destruiu por completo a sede social e, voltoi tudo à “estaca zero"-

Depois de alguns anos com pouca atividade e sem sede, acontece que em 2000 nasce uma nova direção, com o intuito de reconstruir das cinzas o Centro Cultural Açoriano. 

Com a compra de um novo edifício, com a ajuda preciosa de muitas e muitos açorianos, foi possível resgatar do carvão as pérolas açorianas que se faziam esconder pelo desgosto e pelo desalento. 

Eis, que, em 2001 e com a participação no Conselho Mundial das casas dos Açores, na cidade do Porto, foi possível o Centro Cultural açoriano, passar a Casa dos Açores. 

A partir de então, a casa dos Açores tem sido uma referência de suma importância na Comunidade Portuguesa de Winnipeg, com um trabalho meritório na divulgação dos Açores em terras Canadianas. 

Com um Grupo de Voluntários que deram e dão do seu melhor para a continuidade da nossa Cultura em Winnipeg, foi possível alcançar o objectivo de melhorar as nossas instalações a todos os níveis bem como acabar da pagar a hipoteca contraída à banca para a compra do edifício sede. 

Fomentar a nossa Cultura e consequentemente a aprendizagem da língua Portuguesa foi e é o grande objetivo da Casa dos Açores. 

Trabalho empenhado e contínuo é o mote para que se possa organizar eventos que tragam as pessoas à Casa dos Açores para sentirem, viverem, e olharem os Açores mais de perto. 


Um sonho para os Açores?
Votos para que as nove Ilhas tão belas continuem a crescer na sua na sua cultura, que é tão bela e tão rica em costumes e tradições e que o seu povo possa gozar livremente da liberdade e igualdade que a autonomia lhes trouxe, e que um dia possamos voltar à nossa terra natal e puder abraçar os nossos irmãos que lá vivem.

None

João Paulo Graça Melo, nascido a 28 de Abril de 1949, em Santo Espirito/Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, reúne no seu CV experiência profissional como: Agricultor, Taxista e Supervisor de Construção Civil.
De 2011 até à presente data, ocupa o Cargo de Presidente da Direção da Casa dos Açores de Winnipeg.